Convidados Internacionais

Cameron Wright

Cameron Wright
EUA
Profile

Eric Roessner

Eric Roessner
ALEMANHA
Profile

Fredric Pieracci

Fredric Pieracci
EUA
Profile

Giuseppe Cardillo

Giuseppe Cardillo
ITÁLIA
Profile

Gonzalo Varela

Gonzalo Varela
ESPANHA
Profile

Gustavo Alejandro Lyons

Gustavo Alejandro Lyons
ARGENTINA
Profile

Julian Guitron

Julian Guitron
EUA
Profile

Luiz Enrique Payro-Hernandez

Luiz Enrique Payro-Hernandez
MÉXICO
Profile

Marcelo Caetano da Silva

Marcelo Caetano da Silva
EUA
Profile

Moheb Rashid

Moheb Rashid
SUÉCIA
Profile

Paula Ugalde

Paula Ugalde
CANADÁ
Profile

Pierre-Emmanuel Falcoz

Pierre-Emmanuel Falcoz
FRANÇA
Profile

Rafael Andrade

Rafael Andrade
EUA
Profile

Sara Salvatierra

Sara Salvatierra
EQUADOR
Profile

Shanda Blackmon

Shanda Blackmon
EUA
Profile

Stella Martinez

Stella Martinez
COLÔMBIA
Profile

Thomas W. White

Thomas W. White
EUA
Profile

Cameron Wright

Cameron Wright MD obteve seu MD da Universidade de Michigan e fez residência médica em Cirurgia e Cirurgia Torácica no Massachusetts General Hospital (MGH). É cirurgião assistente do MGH na Divisão de Cirurgia Torácica. É Professor de Cirurgia da Douglas Mathisen na Harvard Medical School. Ele lidera o Comitê de Qualidade e Segurança do Paciente do Departamento de Cirurgia. Seus interesses clínicos incluem câncer de pulmão, ressecções pulmonares de VATS, cirurgia traqueal, tumores tímicos, análise de resultados e desenvolvimento de modelos com o base de dados de cirurgia torácica geral de STS, e tromboendarterectomia pulmonar. O Dr. Wright foi Diretor da Sociedade de Cirurgiões Torácicos, ex-Presidente do Banco de Dados da Cirurgia Torácica Geral da STS e ex-presidente da American Board of Thoracic Surgery. Publicou mais de 160 artigos revisados por especialistas e 104 capítulos de livros e resenhas. Recebeu vários prêmios locais em reconhecimento ao seu trabalho na melhoria da qualidade do atendimento no MGH. Recentemente, recebeu o prêmio Distinguished Service Award da Society of Thoracic Surgeons.

Eric Roessner

Eric Roessner é atualmente o chefe adjunto da Divisão de Cirurgia Oncológica e Cirurgia Torácica do Departamento de Cirurgia do Centro Médico Universitário de Mannheim, da Universidade de Heidelberg, na Alemanha.

Ele foi recentemente nomeado como o novo presidente de cirurgia torácica, na Johannes Gutenberg University, em Mainz, Alemanha.

Em sua posição atual, ele é responsável pela unidade de Cirurgia Torácica com ênfase na cirurgia torácica minimamente invasiva e robótica de tumores malignos bronquiais e tímicos.

Ele passou por sua formação profissional em Mannheim e no Royal Brompton Hospital London, no Reino Unido. Seus interesses científicos se concentram na engenharia de tecidos, nas técnicas de pesquisas em operações híbridas e na tecnologia médica em geral.

Prof. Roessner é o Presidente na área Torácica da Associação Europeia de Cirurgia Cardiotorácica e membro do conselho (2018-2021).

Marcelo C. Da Silva

Dr. Marcelo C. DaSilva é um cirurgião torácico do Hospital Brigham and Women, Consultor Cirurgião do Instituto do Câncer Dana-Farber e Professor da Harvard Medical School em Boston, Massachusetts.

Dr. DaSilva é um Diplomata do American Board of Surgery e do American Board of Thoracic Surgery. Tem três diplomas: cirurgia torácica, cirurgia geral e cuidados intensivos cirúrgicos. Além disso, Dr. DaSilva tem especializações em transplante de pulmão e cirurgia torácica minimamente invasiva. Suas áreas de especialização estão focadas no tratamento de pectus excavatum em adultos, mesotelioma pleural e peritoneal maligno e quimioterapia intraoperatória hipertérmica (HIOC / HIPEC). Ele foi recentemente nomeado diretor do Programa de Distúrbios da Parede Torácica e é membro do Centro de Inovações do Hospital Brigham and Women.

É membro da Associação Internacional de Estudos de Câncer do Pulmão (IASLC), Sociedade Internacional de Transplante de Coração e Pulmão, Sociedade de Cirurgia Torácica, Sociedade Européia de Cirurgia Torácica e Membro do Colégio Americano de Cirurgiões. Ele é membro do American College of Chest Physician, membro do International College of Surgeons, da Association for Academic Surgery, da Society of Critical Care Medicine, e da Massachusetts Medical Society, Chest Wall Injury Society. Mais recentemente, ele foi nomeado membro do Conselho de Administração da Caribbean Medical University nas Antilhas Holandesas.

Antes de ingressar no Brigham and Women’s Hospital, o Dr. DaSilva foi Chefe de Cirurgia Torácica no Centro Médico da Universidade Loyola, co-diretor do Programa de Transplante de Pulmão e Oncologia Torácica no Cardinal Bernardin Cancer Center e foi nomeado Professor de Cirurgia na Stritch School of Medicine em Chicago, em 2013, posição que ocupou até julho de 2015. Ele também atuou como chefe do Programa de Cirurgia Torácica na Care New England.

Durante sua carreira, ele vem tratando pacientes portadores mesotelioma maligno da pleura. Os interesses cirúrgicos do Dr. DaSilva se focam sobre câncer de pulmão, câncer de esôfago, doenças benignas e malignas do peito. Ele defendeu a cirurgia torácica minimamente invasiva com uma lobectomia assistida por vídeo de “2 portas” para o câncer de pulmão. Ele foi o pioneiro da cirurgia toracoscópica 3-D no estado de Illinois e na realização da primeira esofagectomia minimamente invasiva 3-D no país. O Dr. Marcelo DaSilva está na vanguarda da Genética e do Câncer de Pulmão.

O Dr. DaSilva está comprometido com a excelência em medicina e esteve envolvido com questões relacionadas ao futuro da assistência à saúde e cuidados acessíveis. Se formou em Liderança em Gestão de Políticas de Saúde na Heller School for Social Policy Management, na Brandeis University, em Waltham, MA, e obteve bolsa de estudos na Mark Young International Medical Scholarship, Barcelona, Espanha. Mais recentemente, o Dr. DaSilva foi convidado a participar da Forbes Magazine Reinventing America Summit, em Chicago.

O Dr. Marcelo C DaSilva acredita que o trabalho em equipe nas organizações, alinhado com atenção focada e clareza de propósito, proporciona um excelente atendimento a milhares de vidas que tocamos e às comunidades que servimos.

Moheb A. Rashid

Moheb A. Rashid, MD, PhD, é um cirurgião consultor sênior sueco, com 30 anos de experiência e prática principalmente em cirurgia cardiotorácica, incluindo cirurgia cardíaca pediátrica e transplantes de coração e pulmão, cirurgia vascular e cirurgia de trauma nos maiores hospitais universitários da Escandinávia incluindo o Hospital Universitário Sahlgrenska, Gotemburgo, o Hospital Universitário de Lund e o Hospital Universitário de Copenhague. Dr. Rashid obteve seu doutorado em trauma cardiotorácico dentro de uma perspectiva escandinava na Academia Sahlgrenska, Universidade de Gotemburgo, na Suécia. O Dr. Rashid foi revisor convidado de várias revistas científicas de cirurgia e membro de várias sociedades científicas internacionais por mais de 2,5 décadas. Dr. Rashid é o fundador e presidente da Sociedade Mundial de Trauma Cardiotorácico e é o editor-chefe do Journal of Cardiothoracic Trauma.

Dr. Rashid foi pioneiro em procedimentos cirúrgicos em cirurgia cardíaca, torácica, vascular e traumatológica. O paciente com complicações de traumatismo múltiplo e gravemente doente, particularmente com lesão cardíaca, pulmonar ou aórtica, é seu principal interesse.

Shanda H. Blackmon

Shanda H. Blackmon, M.D., M.P.H., F.A.C.S., limita a sua prática à cirurgia torácica, com um interesse especial em cirurgia minimamente invasiva e nova tecnologia. Concluiu sua residência em Cirurgia Cardiotorácica no Baylor College of Medicine, em Houston, Texas. Foi premiada com o cargo de Instrutora Clínica em oncologia cirúrgica torácica no Centro de Câncer MD Anderson da Universidade do Texas, até que foi recrutada para construir uma Divisão inovadora de Cirurgia Torácica no Houston Methodist Hospital. Dra. Blackmon foi Chefe da Divisão de Cirurgia Torácica do Hospital Metodista de Houston durante oito anos, atuando como Diretor do Conselho do Methodist Multidisciplinary Thoracic Tumor Board e Diretor do Programa de Rastreamento do Câncer de Pulmão. Ela liderou um Grupo de Apoio Esofágico de pacientes por oito anos. Ela agora ingressou na Mayo Clinic em Rochester, MN, onde atualmente atua na Divisão de Cirurgia Torácica do Departamento de Cirurgia. Atualmente, ela é a pesquisadora principal ou co-investigadora da Mayo Clinic em diversos estudos clínicos sobre tumores do mediastino, câncer de pulmão, mesotelioma, câncer de esôfago e doenças do esôfago. Além de sua experiência com ressecções minimamente invasivas de tumores de pulmão e esôfago, ela é especialista em tecnologia endoluminal. Ela também detém uma patente para inovar / projetar um dispositivo esofágico anastomótico endoluminado que ela está desenvolvendo com a Boston Scientific. Ela montou uma equipe especializada para reconstruir o esôfago com jejuno e lidera uma equipe de ablação que desenvolveu uma nova abordagem para o tratamento de pacientes com tumores de pulmão com três testes clínicos atuais financiados. Ela também é pioneira na impressão tridimensional e na construção de protótipos para ressecções torácicas complexas.

Ela é certificada pela American Board of Surgery e pela American Board of Thoracic Surgery. Atualmente é Professora e Consultora na Mayo Clinic, Divisão de Cirurgia Torácica. Ela é membro da AATS, WTS, STS, STSA, ACS, AWS, SAGES e GTSC.

Ela atua nos seguintes conselhos ou diretorias: TSF, STS, WTS, ATS e STSA. O Dr. Blackmon publicou mais de 100 manuscritos revisados por especilistas, apresentou mais de 100 palestras, publicou mais de 20 vídeos no CTSnet.org, editou muitos livros didáticos e fez inúmeras apresentações científicas sobre os temas de cirurgia torácica, oncologia torácica, novas tecnologias e cirurgia minimamente invasiva. É a atual editora adjunta dos Anais de Cirurgia Torácica, Presidente de Mulheres em Cirurgia Torácica, Secretária / Tesoureira da TSF & STSA, e faz parte do Conselho de Administração da STS.

Stella Martinez

Médica, Especialista em Cirurgia Geral e Torácica, Bioética e Ensino Universitário – Especialização em Programas para Diretores em Cirurgia Torácica

Professora Associada de Cirurgia Torácica – Universidad El Bosque, Bogotá, 19 de agosto de 2009 até o momento. – Cirurgiã do tórax – Coordenadora de Cirurgia Torácica de agosto de 2000 até a presente data.

Colsanitas – Clínica Reina Sofia Bogotá, julho de 1997 até a presente data.

Salvatierra Sara

AFFILIATIONS:
• SETET – Sociedad Ecuatoriana de Tisiología y Enfermedades del Tórax
• SEC – Sociedad Ecuatoriana de Cirugía
• SPT – Sociedad Panamericana de Trauma
• ESTS – European Society of Thoracic Surgeons (3193)
• STS – Surgeon Thoracic Society
• ERS – European Respiratory Society
• ATS – American Thoracic Society
• AICT – Asociación Iberoamericana de Cirugía Torácica

• ALAT – Asociación Latinoamericana del Tórax
• Medical Degree at Guayaquil University – Ecuador
• Thoracic Surgeon Specialist at Alcala de Henares University – Spain
• Past Vicepresident – SETET
• Past Director of Surgery Department – ALAT

• Ex-Attending Thoracic Surgeon, Social Security Hospital, Ecuador
• Attending Thoracic Surgeon, Police Hospital, Ecuador

Giuseppe Cardillo

O Professor Giuseppe Cardillo é o Presidente da Unidade de Cirurgia Torácica do Hospital San Camillo Forlanini em Roma (Itália).O Professor Giuseppe Cardillo é o Presidente da Unidade de Cirurgia Torácica do Hospital San Camillo Forlanini em Roma (Itália).

Tutor no Programa de Residência em Cirurgia Torácica da Universidade de Roma La Sapienza

Diretor da Escola de Cirurgia Torácica Minimamente Invasiva da Sociedade Italiana de Cirurgiões Hospitalares (ACOI)

Membro do Conselho da Associação Europeia de Cirurgia Cardio-Torácica (EACTS) e da Sociedade Italiana de Cirurgia Torácica (SICT)

Membro do Conselho Consultivo do IASLC Staging and Prognostic Committee.

Co-presidente do grupo de trabalho conjunto do mesotelioma maligno da pleura ERS-EACTS-ESTS-ESTRO.

Co-presidente do grupo de trabalho conjunto de Ground Glass Opacity (GGO) e ERS-EACTS

Ex-Cirurgião Consultor Torácico do Hospital Glenfield, Hospital Universitário de Leicester

Paula A. Ugalde Figueroa

Doutor Ugalde formou-se na Universidade Federal da Bahia, Brasil. Ela recebeu um treinamento em Cirurgia Geral e Cirurgia Torácica na Santa Casa da Misericórdia em Porto Alegre. Logo depois, completou seu mestrado em Medicina e Saúde na Universidade Federal da Bahia (2004), Brasil.

Para continuar a sua formação, candidatou-se a uma bolsa internacional de dois anos no Instituto do Coração e Pulmão de Quebec (Institut Universitaire de Cardiologie et de Pneumologie de Québec – Université Laval) e uma bolsa de estudo de um ano na Universidade do Pittsburgh Medical Center Heart, Lund and Esophageal Surgery Institute. Atualmente é coordenadora de pesquisa em Oncologia Torácica e Cirurgiã Torácica no Instituto Universitário de Cardiologia e Pneumologia de Québec, no Canadá. Dr Ugalde também é professor clínico na Universidade de Laval (Quebec) Ela é especializada em tratamento cirúrgico de câncer de pulmão e câncer de esôfago com foco em cirurgia torácica minimamente invasiva. Como pesquisadora, ela atua no desenvolvimento de tecnologia e inovação no Instituto e supervisiona os programas clínicos e de pesquisa em câncer de pulmão e de esófago.

Pierre-Emmanuel Falcoz

Pierre-Emmanuel Falcoz é professor titular de Cirurgia Torácica na Universidade de Estrasburgo (França) desde 2009. Suas principais áreas de interesse são: transplante de pulmão, ECMO, oncologia torácica e banco de dados. Desde 2012, ele é o diretor do banco de dados do ESTS e também ocupa a função de secretário geral do conselho da Sociedade Francesa de Cirurgia Torácica e Cardiovascular. Em 2018, ele se tornou o Editor-Chefe da Revista da Sociedade Francesa de Cirurgia Torácica e Cardiovascular. É autor de mais de 180 artigos em periódicos científicos de impacto revisados por especialistas.

Thomas W. White

Dr. White pratica Cirurgia de Trauma e Tratamento Crítico Cirúrgico no Centro Médico Intermountain, um Colégio Americano de Cirurgiões, considerado Centro de Trauma de Nível 1 em Salt Lake City, Utah, EUA. É o Diretor Médico do Serviço de Apoio Nutricional e Professor Clínico de Cirurgia no Programa de Residência Cirúrgica da Universidade de Utah. Ele é o atual Presidente de Educação da Sociedade de Lesões da Parede Torácica.

Seus interesses à beira do leito, nutrição em terapia intensiva, tromboelastografia e educação de residentes e de nível médio. Ele é um especialista reconhecido em cirurgia de fixação de costelas e participou de vários esforços em escala mundial para melhorar o atendimento geral de pacientes com lesão da parede torácica.

Fredric Pieracci

Fredric Pieracci, MD, MPH, FACS atualmente trabalha em Denver, Colorado, EUA, e é originalmente de Chicago, Illinois. Recebeu seu diploma de bacharel em biologia e seu diploma de medicina na Universidade da Pensilvânia. Dr. Pieracci fez residências em cirurgia geral e medicina preventiva geral no Hospital Presbiteriano de Nova York / Weill Cornell Medical College, Nova York. Durante este tempo, também obteve um mestrado em Saúde Pública pela Universidade de Columbia. Uma bolsa de formação adicional em Trauma, Cirurgia de Cuidados Críticos e Cuidados Críticos Cirúrgicos foi concluída na Universidade do Colorado e no Denver Medical Center. Atualmente é Professor Adjunto de Cirurgia na Universidade do Colorado, Diretor Médico Clínico de Cirurgia Torácica e Nódulo Pulmonar e Diretor Médico de Cirurgia Bariátrica ambos no Denver Health Medical Center. Além de traumas e atendimento na UTI, ele mantém práticas eletivas tanto na cirurgias torácica quanto na bariátrica. O Dr. Pieracci é conselheiro certificado em cirurgia geral, medicina preventiva geral e cuidados intensivos cirúrgicos.

Os interesses de pesquisa do Dr. Pieracci incluem a estabilização cirúrgica das fraturas de costela (SSRF) e da cirurgia bariátrica. Áreas específicas da pesquisa atual incluem indicações e tempo de SSRF, bem como a relação entre ambas as fraturas da escápula e da clavícula e SSRF. Dr. Pieracci é ativo em muitas sociedades cirúrgicas nacionais, incluindo o Colégio Americano de Cirurgiões, a Sociedade de Medicina Intensiva, o Colégio Americano de Médicos Torácicos, a Associação Americana para a Cirurgia do Trauma, a Sociedade de Infecção Cirúrgica, a Sociedade de Lesões Torácicas e a Sociedade Americana de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. Ele é o atual presidente da Chest Wall Injury Society.

Gonzalo Varela

Gonzalo Varela é espanhol, formado em medicina pela Universidade de Navarra (Espanha), com Doutorado pela Universidade Autônoma de Madrid (Espanha) e Master em Health Care Management pela Universidade de Cantabria, em Santander (Espanha). Atuou como cirurgião torácico, Chefe do Serviço de cirurgia torácica e Diretor Médico do Hospital Universitário da Universidade de Salamanca (Espanha). Membro da Sociedade Europeia de Cirurgiões Torácicos (ESTS), o Dr. Varela ocupou nesta instituição os diversos cargos, tendo sido membro da comissão científica do congresso da ESTS, membro do comitê do banco de dados, diretor de assuntos internacionais e Presidente da ESTS entre 2015 e 2016. Foi editor do European Journal of Cardio-Thoracic surgery e editor chefe do Annals of Translational Medicine e é autor de dezenas de artigos publicados em cirurgia torácica. Atualmente, o Dr. Gonzalo Varela é Research Advisor do Instituto de pesquisa biomédica de Salamanca (Espanha).

Gustavo Alejandro Lyons

Julian Guitron

Dr. Guitron concluiu sua formação médica na Universidade Nacional do México (UNAM) e sua residência em cirurgia geral na Clínica Carilion, em Virgínia, seguida pela residência em cirurgia cardiotorácica na Universidade de Cincinnati. Ele é cirurgião da UC há 8 anos. O Dr. Guitron está particularmente interessado em técnicas minimamente invasivas, bem como na educação de residentes, trabalhando como Diretor Adjunto do Programa de treinamento de residência em cirurgia torácica.

Luiz Enrique Payro-Hernandez

Rafael Andrade

Rafael Andrade é mexicano, formado em medicina pela Universidade Nacional Autônoma do México (Cidade do México), com especialização em Cirurgia Geral pela Universidade de Minnesota (Minneapolis / EUA) e Cirurgia Cardiotorácica pela Universidade de Indiana (Indianápolis / EUA). Sua formação inclui ainda uma bolsa em Cirurgia Torácica Oncológica no Memorial Sloan Kettering Cancer Center, em Nova York (EUA) e um Master em Gestão em Saúde (MHA) pela Universidade de Minnesota. Com especial interesse em cirurgia torácica minimamente invasiva, EBUS, EUS, patologias esofágicas, diafragmáticas e temas inovadores como impressão 3D aplicada à cirurgia, o Dr. Rafael Andrade é autor de mais de 100 publicações, sendo o autor principal em 50 delas. Membro do Colégio Americano de Cirurgiões, da Society of Thoracic Surgeons (STS), da American Association for Thoracic Surgery (AATS) da Sociedade Europeia de Cirurgiões Torácicos (ESTS) e da Sociedade Alemã de Cirurgia Torácica, o Dr. Rafael Andrade é ainda o atual Presidente da Associação Ibero-Americana de Cirurgia Torácica (AIACT) e atua como Professor adjunto de cirurgia e chefe do Departamento de Cirurgia Torácica da Universidade de Minnesota, em Minneapolis (EUA). Além disso, é um aplicado aluno em suas aulas particulares de Português, especialmente preparadas para sua primeira visita ao Brasil.